Quais são os Impactos do e-Social na Segurança do Trabalho?
O e-social irá reunir muitas tarefas em um só programa, e é um serviço
do governo federal, que veio para auxiliar as empresas, mas o que esta
ferramenta poderá ocasionar de impacto na segurança do trabalho?
Quais são os impactos do e-social na segurança do trabalho?
Esse sistema terá a finalidade de facilitar o trabalho de organizar as
obrigações trabalhistas e a ideia é que tudo seja feito de forma mais rápida e
centralizada.
Esse programa pode assustar os empresários em um primeiro momento,
pois exige grande poder de organização, mas, à medida que os dados vão sendo
organizados, ficará tudo muito mais fácil e será feito a partir de um programa
só.
O e-social pretende afetar de maneira significativa os processos
dentro da empresa, no que se refere aos empregados e os empresários terão de
ser organizados e fazerem as coisas corretamente. Isso também valerá para a
segurança do trabalho.
As regras devem ser cumpridas à risca, pois os sistema terá uma
abrangência capaz de identificar falhas no processo.
Fique atento às regras
Qualquer mudança que ocorrer dentro da empresa deve ser comunicada ao
e-social, será mantida uma constante de atualização de informações, para que se
saiba exatamente o que está acontecendo com os empregados de determinada
empresa.
Os prazos e obrigações não serão alterados, tudo seguirá conforme as
obrigações trabalhistas vigentes, porém, o que muda é o banco de dados, que
pretende unificar todas as informações de forma muito mais transparente.
O interessante é que todos os funcionários devem ser treinados para
aprender a usar esse sistema, o que resultará em maior integração dentro das
empresas. Isso será bom para o empregador, pois o sistema se torna de certa
forma mais autônomo, não dependendo tanto apenas da parte da chefia para ser
manuseado.
Deverão ser informados ao sistema que funcionários precisam de
insalubridade e também toda e qualquer informação sobre a segurança do
trabalho, de modo que não serão mais necessárias as visitas de rotina. Se, por
um lado, a ausência das visitas poderia resultar em maior fraudes, por outro,
as informações colocadas no sistema serão um apoio ao empregado, de modo que
ali estejam todas as informações necessárias. Haverá maior cruzamentos de dados
para garantir a veracidade das informações e a segurança dos funcionários.
Neste novo sistema, a inovação está em que o próprio empregador ou
funcionário poderá verificar suas informações sem nenhuma burocracia, basta uma
consulta rápida e ele ficará sabendo de sua situação.
CONSULTORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO - PAZINI ENGENHARIA | Tel.: (011) 9.5077.7744 | E-mail: omar@opazini.com.br | www.opazini.com.br
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