Por que realizar o PCMSO?

PCMSO, o que é?

Significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Tem como objetivo a programação e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.  Este programa está regulamentado pela NR 7 de acordo como o Ministério do Trabalho e Emprego.

Quem deve fazer o PCMSO?

Conforme  NR 7 (Norma Regulamentadora), toda empresa e instituição que tenham empregados regidos pela CLT, são obrigados a elaborar e implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.


Mas, de acordo com a NR 4 - Quadro I - as empresas com grau de risco 1 e 2, com até 25 empregados, não são obrigadas a indicar médico coordenador.

Qual a finalidade do PCMSO?

Tem como objetivo a prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionada ao trabalho, constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhares.

Também é um meio de efetuar análises na eficácia das ações realizadas pela empresa na prevenção de doenças e acidentes do trabalho.

Quais exames devo fazer?

Exame admissional, periódico, Retorno ao trabalho (após afastamento por doença ou acidente), Mudança de função, Demissional, são os exames a serem realizados pelas empresas.

Quem está habilitado a realizar estes exames?

Somente médicos dos serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho – SESMT.

Quem paga os exames, o empregado ou empregador?

De acordo com a NR 7.3.1 item B – Compete ao empregador custear, sem ônus para o empregado, todos os procedimentos relacionados ao PCMSO.


Conclusão:


O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é uma forma da área de Segurança do trabalho de  sua empresa mensurar a saúde de seus colaboradores, facilitando a boa  gestão da sua empresa.

Para mais informações de como desenvolver o PCMSO na sua empresa ou instituição entre em contato como a CONSULTORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO -  PAZINI ENGENHARIA |  Tel.: (011) 95077.7744 | E-mail: omar@opazini.com.br | www.opazini.com.br
by E-Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dimensionamento da CIPA

A finalidade do PPRA para as empresas.

Como a Consultoria Segurança do trabalho pode impedir acidentes?