Dimensionamento da CIPA

A CIPA  é  estabelecida pela Norma Regulamentadora NR 5,  conforme Ministério do Trabalho e Empregado.


CIPA  - O que é?

Significa: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Tem como finalidade verificar e informar as condições de riscos ambientais, requisitar medidas para  neutralizar os riscos, garantindo a saúde e integridade física de todos que realizam atividades  na empresa.

Qual é o  papel da CIPA na empresa?

Sua função é realizar a conscientização coletiva e individual na empresa, da importância das pessoas em todos os níveis (desde o patrão até o mais novo colaborador e prestador de serviços) da boas prática das medidas de Segurança no Trabalho.

Pode realizar estas ações através de:

Criar panfletos, intranet, mural, realizar campanhas contra vícios, DST, realizar a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalho,  cursos, palestras, treinamentos e muito mais.
A CIPA trabalho em conjunto com o membros do SESMT, para promover e garantir a integridade física e  saúde das pessoas na empresa.

O Dimensionamento e Organização da CIPA na minha empresa.

Conforme a NR 5.6 a CIPA é Organizada da seguinte forma:
A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.

5.6.1 Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes serão por eles designados.

5.6.2 Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.

5.6.3 O número de membros titulares e suplentes da CIPA, considerando a ordem decrescente de votos recebidos, observará o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos de setores econômicos específicos.

5.6.4 Quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I, a empresa designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participação dos empregados, através de negociação coletiva.

Fonte: Segurança e Medicina do Trabalho - 73ª edição – NR 5 – pág 56

 
Consultoria em Segurança do Trabalho - Quadro 1(1) Dimensionamento da CIPA

Consultoria em Segurança do Trabalho - Quadro 1(2) Dimensionamento da CIPA

Consultoria em Segurança do Trabalho - Quadro 1(3) Dimensionamento da CIPA

Consultoria em Segurança do Trabalho - Quadro 1(4) Dimensionamento da CIPA

Qual o período da CIPA?

O período da CIPA é de 1 ano, podendo ter uma reeleição.

A Documentação da CIPA:

Todos os  documentos devem ficar disponíveis na própria empresa, caso haja alguma fiscalização por parte do Ministério do Trabalho e Emprego.


Se você precisa  de orientações de como fazer organizar, treinar e conduzir  a CIPA na sua empresa, fale com a PAZINI ENGENHARIA - Consultoria em Segurança do Trabalho |  Tel.: (011) 95077.7744  |  E-mail: omar@opazini.com.br  | www.opazini.com.br
by E-Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A finalidade do PPRA para as empresas.

Por que realizar o PCMSO?